terça-feira, 2 de julho de 2013

Fichamento: Funções e Papéis da Tecnologia


VIEIRA, A. T. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP,2004.
1 - Resumo
O texto aborda a importância, bem como, a necessidade das tecnologias como suporte para o trabalho do gestor, haja vista que o mesmo é responsável pela implementação de um sistema de organização e disseminação de informação na escola entre a comunidade escolar para que o trabalho promova maior eficácia no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.
2 - Citações principais do texto
“... esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula”. (p.1).
“A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição”. (p.1).
“Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos... em um sistema que armazena dados e informações...”. (p.1.)
“Já a informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é uma mensagem... qualquer mensagem, normalmente ela tem um emitente e um receptor... Para que dados transformem-se em informações, é preciso que se acrescente significado”. (p.2).

“... formas importantes de fazer esse salto de dado para informação, podemos mencionar:
- Contextualização: tendo em vista o contexto em que os dados se inserem, podemos entender qual a finalidade de conhecer esses dados... “. (p. 2).

“- categorização: conhecemos as unidades de análise ou os componentes essenciais dos dados... “. (p. 2).
“Calculo: os dados podem ser analisados matematicamente ou estatisticamente. “. (p. 3).

“- Correção: dados errados, ou pouco confiáveis, são eliminados”. (p. 3).
“Condensação: os dados podem ser organizados em tabelas, em resumos, de modo mais conciso...”. (p. 3).

“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações “. (p. 3).
“Enfim, conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados...”. (p. 4).

“Assim, para serem gerados novos conhecimentos em um dado momento e contexto...”. (p. 4).
“... adotamos algum novo procedimento ou realizamos alguma mudança na estrutura ou no perfil das pessoas que atuam em uma dada função, estamos transferindo conhecimento aplicado (experiência) ao modo de modo de funcionamento de nossas organizações escolares...”. (p. 5).
“... se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado, seja por meio de relações diretas (presenciais ou virtuais) entre pessoas que os detêm...”. (p.5).

“A criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente... A prática de trabalho dos professores, geralmente isolada nas salas de aula, dificulta sobremaneira a criação de uma cultura de colaboração. Por isso, há necessidade do gestor planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e funcionários...”.
3 – Comentários

O autor aborda uma linguagem clara e objetiva, os benefícios que a tecnologia pode trazer para o cotidiano escolar. Tenho experienciado na prática como essa ferramenta desempenha papel fundamental para o êxito do sucesso ou fracasso escolar. Mesmo atendendo uma clientela especial vejo o interesse dos alunos quando adentram a sala de informática, onde muitos rejeitam os softwares para se aventurar no mundo da internet.
Por fim cabe ao gestor a tarefa de fomentar a busca implementar na escola que coordena a utilização das TICs sempre levando em consideração quais promovem de forma mais eficaz o conhecimento, uma vez que o que se adéqua a uma escola não necessariamente vai ser útil para a outra.
4 – Questionamento

A grande questão levantada é diante da variedade de tecnologias hoje existentes como essa ferramenta pode ser uma aliada da equipe de direção e coordenação da escola? Qual a diferença entre dado, informação e conhecimento? E por fim como transformar um dado em informação e por consequência uma informação em conhecimento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário