VIEIRA, A. T. Funções e Papéis da Tecnologia. São
Paulo, PUC-SP,2004.
1 - Resumo
O texto aborda a
importância, bem como, a necessidade das tecnologias como suporte para o
trabalho do gestor, haja vista que o mesmo é responsável pela implementação de
um sistema de organização e disseminação de informação na escola entre a
comunidade escolar para que o trabalho promova maior eficácia no
desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.
2 - Citações principais do texto“... esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula”. (p.1).
“A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição”. (p.1).
“Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos... em um sistema que armazena dados e informações...”. (p.1.)
“Já a informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é uma mensagem... qualquer mensagem, normalmente ela tem um emitente e um receptor... Para que dados transformem-se em informações, é preciso que se acrescente significado”. (p.2).
“... formas importantes de
fazer esse salto de dado para informação, podemos mencionar:
- Contextualização: tendo em
vista o contexto em que os dados se inserem, podemos entender qual a finalidade
de conhecer esses dados... “. (p. 2).
“- categorização: conhecemos
as unidades de análise ou os componentes essenciais dos dados... “. (p. 2).
“Calculo: os dados podem ser
analisados matematicamente ou estatisticamente. “. (p. 3).
“- Correção: dados errados,
ou pouco confiáveis, são eliminados”. (p. 3).
“Condensação: os dados podem
ser organizados em tabelas, em resumos, de modo mais conciso...”. (p. 3).
“O conhecimento tem caráter
humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as
informações “. (p. 3).
“Enfim, conhecimentos
derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados...”.
(p. 4).
“Assim, para serem gerados
novos conhecimentos em um dado momento e contexto...”. (p. 4).
“... adotamos algum novo
procedimento ou realizamos alguma mudança na estrutura ou no perfil das pessoas
que atuam em uma dada função, estamos transferindo conhecimento aplicado
(experiência) ao modo de modo de funcionamento de nossas organizações
escolares...”. (p. 5).
“... se pretendemos ter um
ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos
que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado,
seja por meio de relações diretas (presenciais ou virtuais) entre pessoas que
os detêm...”. (p.5).
“A criação de ambientes
informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá
considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a
cultura de colaboração existente... A prática de trabalho dos professores,
geralmente isolada nas salas de aula, dificulta sobremaneira a criação de uma
cultura de colaboração. Por isso, há necessidade do gestor planejar a
existência de momentos de troca de experiências entre professores e
funcionários...”.
3 – Comentários
O autor aborda uma linguagem
clara e objetiva, os benefícios que a tecnologia pode trazer para o cotidiano
escolar. Tenho experienciado na prática como essa ferramenta desempenha papel
fundamental para o êxito do sucesso ou fracasso escolar. Mesmo atendendo uma
clientela especial vejo o interesse dos alunos quando adentram a sala de
informática, onde muitos rejeitam os softwares para se aventurar no mundo da
internet.
Por fim cabe ao gestor a
tarefa de fomentar a busca implementar na escola que coordena a utilização das
TICs sempre levando em consideração quais promovem de forma mais eficaz o
conhecimento, uma vez que o que se adéqua a uma escola não necessariamente vai
ser útil para a outra.4 – Questionamento
A grande questão levantada é
diante da variedade de tecnologias hoje existentes como essa ferramenta pode
ser uma aliada da equipe de direção e coordenação da escola? Qual a diferença
entre dado, informação e conhecimento? E por fim como transformar um dado em
informação e por consequência uma informação em conhecimento?
Nenhum comentário:
Postar um comentário